segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Seios, câncer e café...


Uma pesquisa realizada na Universidade de Lund, na Suécia, descobriu que metade das mulheres possui um gene envolvido na questão do câncer de mama e consumo de café.

Os pesquisadores descobriram que 
mulheres com um genótipo específico que tomam café têm seios menores e menos chance de desenvolver câncer de mama. Mulheres saudáveis, que não estavam na menopausa ou tomavam qualquer tipo de hormônio (incluindo anticoncepcionais) e bebiam mais de três xícaras de café por dia foram objeto de estudo. Seios menores foram encontrados nas mulheres que possuíam o alelo C do gene, que também eram protegidas do câncer pela bebida.

Portanto, seios menores significam menos chance de câncer de mama e café significa seios menores.

"Beber café pode ter um forte efeito no tamanho dos seios", disse Helena Jernström, uma das pesquisadoras responsáveis pelo estudo.

De acordo com a cientista, mulheres com uma das variantes C do gene e que bebiam ao menos três xícaras de café por dia, desenvolviam câncer de mama consideravelmente menos do que as mulheres com a variante A/A e com o mesmo consumo de café. Seu risco de câncer era apenas dois terços do que o de outras mulheres.

Ela avisa, no entanto, que ainda é muito cedo para fazer qualquer recomendação em termos dietas em relação ao consumo de café.

O artigo sobre o genótipo CYP1A2*1F foi publicado no "British Journal of Cancer".


segunda-feira, 13 de outubro de 2008

alongue-se...



Os exercícios de alongamento se fazem necessários na prática da atividade física, mas alguns detalhes são importantes na hora de fazer. Você deve verificar a sua postura no momento do alongamento para evitar danos a sua coluna e articulações. Fique relaxado completamente para não gerar tensão desnecessária nos músculos. 

Uma sessão de alongamento(quadro acima) deve ser única para que se tenha resultados de aumento da flexibilidade. Faça um breve aquecimento antes de começar a alongar-se e depois comece. Fique nas posições planejadas no mínimo 30 segundos em cada uma delas, dê preferência a forma ativa de alongamento para saber o seu limiar da dor, uma vez que ela é o alarme de condicionamento, quando doer pare na posição suportável! Se for pedir para alguém te alongar, forma passiva, procure um profissional experiente nesta função pois é muito comum pessoas despreparadas passarem dos limites e causarem lesões musculares em quem estão alongando. Lembre-se de continuar a respirar normalmente durante o alongamento, não prenda a sua respiração!

Os atletas de alto rendimento usam outras formas de alongamento as quais nós seres normais, não devemos realizar e nem precisamos delas em nosso dia a dia. Faça alongamentos você mesmo, geralmente na academia existe um quadro dando exemplos de quais você deve fazer. 

Não faça uma sessão de alongamento após uma sessão de musculação com o obejetivo de melhorar a flexibilidade, pois os músculos estão congestionados e tensos e não devem ser submetidos a outras formas de extenção. Espere o outro dia para alongá-los, no dia apenas alongue levemente para soltá-los.

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

cuidado na hora de fazer musculação...


Ontem quando eu estava treinando percebi a dificuldade de um rapaz em fazer o exercício de pernas no carrinho(hack squat) na sala de musculação. Eu estava fazendo agachamento e ele veio me perguntar se estava fazendo o exercício corretamente, pois não conseguia descer até em baixo, passando dos 90° no joelho. Falei a ele que estava muito pesado para conseguir descer mais, além de que ele estava levantanto levemente os calcanhares da plataforma do aparelho. Então ele tirou um pouco do peso e passou a agachar mais e manteve os pés bem apoiados na plataforma.

Disse então o rapaz, porque fica tão difícil quando chega na metade do movimento? Respondi a ele, quando chega na metade da execução deste exercício, há uma desvantagem mecânica que diminui a quantidade de fibras musculares ativadas para a contração em um angulo de 90°, ou seja você vem descendo ou sunbindo neste exercício e precisa romper esta barreira para conseguir completar o movimento. O mesmo acontece no braços, quando o movimento chega a 90° perde-se força, no supino, na rosca direta, entre outros. Lembre-se de colocar um pouco menos de carga para conseguir fazer direito estes exercício na musculação. Dúvidas, pergunte nos comentários...

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

musculação e a memória muscular


Hoje quando fui treinar encontrei-me com um amigo que começou a treinar alguns anos atrás e depois parou. Ele voltou a treinar musculação faz 3 semanas e disse que está sentindo os músculos aumentarem mais rápido do que antes. Sabe por que eu disse a ele...

Quando iniciamos na musculação, os nossos músculos estão adormecidos em relação a essa modalidade, pois não usamos a sua capacidade no nosso dia a dia de forma que precisamos então ensiná-lo o trabalho na musculação. Passamos então por várias etapas até que depois de um tempo, seis meses, começamos a ter um resultado duradouro, ou seja, nossos músculos aprenderam o trabalho e começam a se desenvolver!!!

Mas se pararmos de treinar ele começa então a voltar ao que era antes, contudo sempre fica melhor. Por isso eu digo que os músculos têm memória. Em treinamento esportivo chamamos isto de lastro fisiológico ou tempo de treinamento, pois quanto maior o tempo de treinamento do indivíduo menor é o tempo de recuperação, quando ele volta a treinar. Desta maneira você percebe que treinar sempre é o melhor caminho para conquistar resultados. Um abraço e até a próxima...

terça-feira, 7 de outubro de 2008

musculação...e dia de treino



Procure sempre variar os exercícios no dia de treino. Misture os exercícios com peso livre com os de cabo, os de barra com os aparelhos, os simultâneos com os alternados. Alterne também as pegadas abertas e fechadas, pronadas ou supinadas. Mude também os ângulos, reto e inclinado, ou declinado. As barras usadas também devem mudar, reta ou w!. Assim você descobrirá o que é melhor para você, além de poder sentir um crescimento simétrico no corpo. Quanto mais simétrico for o seu corpo mais harmonia ele terá e as pessoas vão elogiar o seu físico atlético...

Imagine-se como um artesão esculpindo um corpo com a argila, ele sempre busca a perfeição anatómica para conseguir reproduzir a beleza natural dos seres humanos.

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

musculação sempre em primeiro lugar

Sempre me perguntam  o que é melhor fazer primeiro, a esteira ou a musculação? E eu repondo, sempre, comece o seu treino com a musculação e depois faça a esteira. 

Sabe porque, porque a musculação usa como fonte de energia, o metabolismo anaeróbio, cuja fonte de energia é o atp - adenosina tri fosfato, a creatina e a glicose. Alguns minerais estão envolvidos como cálcio, magnésio, potássio e sódio, com a contração muscular. Em princípio para desempenhar este treino de musculação você também precisa gerar um pulso nervoso forte que vem  do seu sistema nervoso central que no início do treino está descansado.

Na esteira você usa o metabolismo energético aeróbio cuja principal fonte de energia é o oxigênio e a glicose, depois a gordura. Mas até o terceiro minuto predomina a fonte de energia anaeróbia e depois começa-se a usar o oxigênio. O que gasta energia contida no corpo que é fundamental para se fazer musculação.

Portanto sempre comece o treino com a musculação pois o exercício aeróbio usa a energia destinada a musculação se você fizer primeiro. O ideal seria se você fizer os treinos separados com intervalos mínimos de 6 horas para sua performance ser melhor nas duas modalidades.

Se o seu objetivo for hipertrofia muscular, então faça a esteira separada sempre e nunca corra para não perder massa muscular... se tiver dúvidas deixe nos comentários  por favor que eu respondo

sexta-feira, 3 de outubro de 2008

respostas na musculação






10 perguntas e respostas na musculação...



pergunta: 1 - Quanto tempo é preciso para ter resultado na musculação para um iniciante?

resposta: Depende de que resultado se espera, mas é possível mudar o corpo visualmente em 6 meses, desde que tenha desempenho, ou seja não falte nos treinos e coma direito.

pergunta: 2 - Quanto tempo deve durar um programa de treino de adaptação?

resposta: Deve durar 15 sessões de treino.

pergunta: 3 - Quanto tempo deve durar um programa de treino intermediário?

resposta: Deve durar 30 sessões de treino.

pergunta: 4 - O que eu devo comer antes do treino?

resposta: Coma uma fruta antes do treino, até meia hora antes.

pergunta: 5 - O que eu devo comer depois do treino?

resposta: Deve comer uma refeição de absorção rápida, contendo proteína e carbohidrato, como por exemplo macarrão com atum na água e sal.

pergunta: 6 - Quantas vezes devo treinar por semana?

resposta: Deve treinar no mínimo 3 e no máximo 6 vezes.

pergunta: 7 - O que me impede de fazer um determinado exercício na musculação?

resposta: O principal motivo que impede uma pessoa de fazer um exercício na musculação é a prerrogativa da dor.

pergunta: 8 - Quanto tempo deve durar uma sessão de treinamento na musculação?

resposta: Depende do nível de condicionamento que a pessoa se encontra no momento, mas deve durar no máximo 55 minutos.

pergunta: 9 - Quais são os melhores exercícios na musculação?

resposta: Todos os exercícios são bons na musculação, mas você deve descobrir os que lhe darão um melhor resultado.

pergunta: 10 - Qual é o melhor programa de treinamento na musculação?

resposta: Não existe um programa melhor do que o outro na musculação, o que existe é melhor momento para mudar o programa de treinamento na musculação para continuar tendo resultados.

                                                                      ...se tiver mais perguntas a fazer, deixe um comentário

quinta-feira, 2 de outubro de 2008

perca gordura comendo



Para queimar gordura comendo, você deve fazer uma variação de carbo hidratos, ou seja variar a quantidade que você come por dia. Para isso você precisa medir as quantidades usando uma balança, dessas de cozinha, e ver quanto tem de carbo na porção que você vai comer na refeição.

Precisará usar uma
 tabela nutricional para saber quanto tem de carbo por 100g de alimento, por exemplo 100g de batata cozida tem em média 19g de carbohidrato. É esse número que vai entrar na sua conta.

Serão 4 dias para cada ciclo de variação, sendo 1 alto, 1 médio e 2 baixos, cuja quantidade diária será para alto=4,4g(CarboPuro)x1kg de peso corporal, médio=3,3gx1kg, e baixo 1,1gx1kg. Para facilitar veja o exemplo:

Supondo que o seu peso corporal é de 77kg! No primeiro dia do ciclo você faz o alto 4,4gx77=338,8g de carbo no dia. No segundo dia você faz 3,3gx77=254,1g. No terceiro e quarto dia do ciclo faz 1,1gx77=84,7g. Complete no mínimo 12 ciclos de 4 dias para obter um resultado satisfatório!

Quando o corpo é obrigado a se virar com pouco carbohidrato, os músculos ficam sedentos por ele, então você comerá mais no dia alto, que responderá como uma recuperação muscular e o dia baixo servirá como um deficit calórico para queimar gordura. Foi assim que eu conquistei a forma exibida na minha foto de campeão!

Se você tiver dúvida deixe um comentário que eu respondo! Não adianta comer JunkFood e achar que vai ficar definido... será necessário comer somente alimentos nutritivos e preparados sem adição de gordura e açucar, como frituras e doces.

P.S.:Esta variação de carbohidratos somente funciona para quem treina musculação.

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

livre-se da gordura


Existem várias formas de queimar gordura e uma delas é fazer exercício aeróbio em jejum! Isso mesmo acorde pela manhã e vá fazer exercício aeróbio sem comer nada, apenas beba água antes de treinar. Faça o exercício durante 20 a 30 minutos com o batimento cardíaco na faixa 65% a 75% do batimento cardíaco máximo!


O corpo vai buscar energia das fontes de gordura mais rápido pelo fato da glicose sanguínea estar baixa, pois acabamos de acordar, mas você não deve correr por exemplo ou ultrapassar a faixa de batimentos cardíacos recomendado acima. Um número de batimentos razoável vai estar acima de 120 bpm e abaixo de 150 bpm.